quinta-feira, 17 de maio de 2012

Inauguração das Estações Rio dos Sinos e Santo Afonso da Trensurb é muito "meia boca"


Alôu Trensurb!!!!!!! Alôôôuuuuuu governo Dilma, Prefeitura de São Leopoldo e Novo Hamburgo!!!!! Que inauguração muito da meia boca é essa ???? Semana que vem começa a funcionar as Estações Rio dos Sinos (SL) e Santa Afonso (NH) ... Só que não aumentarão o número de funcionários da Trensurb ????? Serão 30.000 novos usuários e serão mantidos os mesmos trens e o mesmo número de pessoas!!!! Que desrespeito ao trabalhador que já anda como sardinha nos vagões... Imagina agora ???? A direção da Trensurb não se manifesta, olha, uma vergonha..... Mesma situação em São Leopoldo... Anunciaram 50 novos ônibus e tal... Mas nenhum com ar condicionado para o povo.... E depois falam em deixar o carro em casa.... Eu usei ônibus muito tempo, na boa.... Esse país é uma piada...




A presidente Dilma Rousseff (PT) deve vir ao Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (21) para inaugurar a extensão da linha 1 da Trensurb. Mau ela sabe (ou sabe) e vai passar longe das obras inacabadas da própria Avenida Mauá que não está pronta e muitos trechos ainda avista-se barro vermelho....  O bairro Progresso (Rio dos Sinos), a própria Vila dos Tocos é um exemplo dessa inauguração que na minha opinião é uma patuscada!!!! As ruas desses bairros é uma buraqueira, tem ruas ainda de chão batido.... Agora a pergunta: Qual é a outra estação de Porto Alegre à São Leopoldo cuja imediações não são asfaltadas ???? São Leopoldo tem bairros nas imediações da Estação Rio dos Sinos que ainda tem ruas de chão batido!!!!!! Inacreditável !!!! Então pra quê inaugurar um projeto que não foi concluído ???? Terminem as imediações, as ruas, o asfaltamento, a liberação da nova ponte dos Sinos, depois chamem a presidente!!!!! Me parece uma pressa gigantesca de entregar as obras logo pra ficar a plaquinha lá pendurada com o nome dos governantes atuais, enfim....




São cinco novas estações que ficarão prontas até o final do ano, sendo que duas delas já entrarão em funcionamento na semana que vem: a Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e a Santo Afonso, em Novo Hamburgo – cidade que ainda não contava com o serviço.


Ao mesmo tempo em que a ampliação representa um ganho para a mobilidade urbana na Região Metropolitana e desafoga a estrangulada BR-116, pode se tornar uma dor de cabeça para os cerca de 170 mil passageiros que circulam diariamente pelos trens. A empresa estima que as cinco novas estações e a inclusão de Novo Hamburgo na rota acrescentarão mais 30 mil usuários ao sistema.
O problema é que, apenas com os 33,8 quilômetros atuais de percurso, os passageiros já enfrentam a superlotação dos vagões nos horários de pico, entre as 6h e às 8h e das 18h às 20h. Com a expansão para 43 quilômetros, a procura tende a ser ainda maior.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), denuncia que o atual efetivo (1.088 servidores) não dará conta da nova demanda. “Haverá um incremento de milhares de usuários e continuaremos com o mesmo número de funcionários. É impossível manter a qualidade”, lamenta o presidente da entidade, Luís Henrique Chagas.
A falta de previsão para a compra de novos trens também preocupa o sindicato. Atualmente, são 25 veículos com quatro vagões cada – em funcionamento desde 1985 – para atender as 17 estações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.


Passageiros se espremem nos vagões em horários de pico | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
“A empresa vem com um discurso de longa data sobre a compra de novos trens. Mas é um processo muito demorado. Se decidirem isso hoje, vai demorar no mínimo dois anos e meio para os equipamentos chegarem”, critica o presidente do Sindimetrô-RS.
Procurada pela reportagem do Sul21, a Trensurb não se manifestou sobre as providências que estão sendo tomadas para garantir o bom atendimento  dos serviços com a ampliação do percurso. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que o diretor-presidente Humberto Kasper está em Brasília e que somente ele poderia se pronunciar sobre os projetos da estatal. A assessoria informou, ainda, que já foi solicitado ao governo federal repasse de recursos para a compra de mais trens, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
As obras para a ampliação do Trensurb até Novo Hamburgo e a criação das cinco novas estações começaram em fevereiro de 2008 e são executadas pelo consórcio Nova Via, formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans. O custo é de R$ 939,6 milhões, com recursos diretos do governo federal.
“É uma notícia muito aguardada”, diz prefeito de Novo Hamburgo
O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), lembra que a chegada da Trensurb à cidade é esperada há pelo menos 25 anos. “A extensão até o município integrou o projeto de criação da empresa no início das operações na Região Metropolitana”, comenta.


O Prefeito de Novo Hamburgo  diz que a inauguração da primeira estação na cidade “é uma notícia muito aguardada” pela população e assegura que as obras das demais unidades estão em bom andamento.  “As obras nas outras estações estão num bom ritmo, não há descontinuidade”, avalia.
Além da facilidade com que os hamburguenses poderão chegar à Capítal – num trajeto estimado em 55 minutos, no máximo – o prefeito cita outros benefícios dos investimentos federais que geraram a ampliação da Trensurb. “Essas obras trazem uma série de melhorias urbanas, como a canalização de arroios e a construção de pontes”, elogia.


Código de Transito Brasileiro, Capitulo IX, Art 100:
Leis inArt. 100. Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com lotação de passageiros, com peso bruto total, ou com peso bruto total combinado com peso por eixo, superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora. Agora pega um ônibus 18 hs em qualquer cidade da grande Porto Alegre e verifica se esta lei é respeitada! Nossos governantes são uma vergonha! E os vereadores de São Leopoldo querem um aumento de 40% nos salários!!!! Faça-me favor!!!!


Fonte: http://sul21.com.br/jornal/2012/05/trensurb-o-desafio-de-ampliar-estacoes-sem-prejudicar-o-atendimento/




Comentário de: julio paris | 15 de maio de 2012 | 21:02 
É simples entender o que passa pela cabeça da direção da Trensurb. Nos próximos meses a Superintendência Comercial da empresa entregará para iniciativa privada todas as estações. Por esta razão, para eles, o número de empregados é demasiado, sendo que está sendo programada a demissão e redução dos atuais 1088 “servidores” para 800. Entenderam a filosofia da direção petista??? “Os usuários que se virem, se é que poderão se virar amontoados dentro do trem”.
Comentário de: julio paris | 15 de maio de 2012 | 21:25 
A Trensurb não se manifestou sobre as providências que estão sendo tomadas para garantir o bom atendimento, porque não haverá bom atendimento. Somente Humberto Kasper saberia responder as indagações do Sindicato?? A Assessoria de Imprensa não sabe nada sobre os projetos da estatal?? E os diretores, superintendentes, assessores, não sabem nada sobre os projetos da estatal?? medo de que??
Onde está a transparência tão propalada??
É simples vão terceirizar tudo e seja o que Deus quiser.
Esta é a administração petista. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Comentário de: Felipe X | 16 de maio de 2012 | 8:27 
Trensurb: o desafio de ter bancos dentro de um trem de superfície.
Comentário de: Lisiane Moraes | 16 de maio de 2012 | 11:02 
Só não encherga quem não quer… Essa inauguração do dia 21 é um desrespeito total aos atuais 170mil usuários da trensurb que sofrem diariamente com a péssima qualidade do serviço prestado. Incluir mais de 30 mil usuários é impossível… Atualmente andamos espremidos, imagina apartir da semana que vem como será?? Quantos trens passarão pelas estações lotadas de trabalhadores que com certeza não conseguirão entrar no trem para ir pra casa… quem sabe depois de 2 ou três conseguem um cantinho… Quantas pessoas passando mal devido ao aperto dentro dos vagões… Infelizmente vou estar presente diariamente nessa nova experiência, pois dependo desse meio de transporte. Não estão pesando as consequências… simplesmente vão nos usar como “ratinhos de laboratório”… Inaugura, e depois vê no que dá!
Pingback de: Trensurb: o desafio de ampliar estações sem prejudicar o atendimento « Blog Porto Imagem | 16 de maio de 2012 | 21:46 
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