Você que reside no Vale dos Sinos sabe que a situação foi desesperadora. Tivemos uma forte seca e com o nível do Rio dos Sinos com apenas 60 centímetros. A chuva dos últimos dias deu fôlego ao rio elevando para 3,6 metros – 1,1 metro acima do normal – de acordo com a régua do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).
Toda essa quantidade, porém, pode não durar muito caso demore um longo tempo para chover novamente.
Por isso, é preciso ficar atento para não gastar muito e começar a ter novos hábitos em relação ao consumo de água. Dicas básicas, como fechar a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes e reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar calçadas continuam valendo e não devem cair no esquecimento. “A partir de agora todos devem gerenciar o que foi armazenado nesse final de semana para que não volte àquele nível crítico tão rápido. É preciso lembrar que ainda não saímos da estiagem’’, segundo o diretor executivo do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), Julio Dorneles.
Faça sua parte
- No verão molhe as plantas logo pela manhã ou à noite.
- Coloque uma lona cobrindo a piscina para reduzir a evaporação da água em 90%.
- A máquina de lavar louça normalmente tem capacidade para 44 utensílios e 40 talheres e gasta 40 litros de água.
- Por isso, ligue-a apenas quando estiver cheia.
- Troque chuveiro de ducha, que gasta 243 litrosem15 minutos por um elétrico que gasta 144,
- Se você deixa o chuveiro ligado esperando a água esquentar, coloque um balde embaixo para recolher esta água e reutilize-a.
- Não use o vaso sanitário como lixeira, porque causa um desperdício de água ainda maior,em cerca de 30 litros.
- Use um copo de água para escovar os dentes. Com a torneira você gasta 12 litros de água em 5 minutos e com o copo você gasta no máximo 500ml.
Nenhum comentário:
Postar um comentário